Salão de Beleza no Tatuapé — São Paulo.

Transição Capilar: Como fazer?

Como e onde ter suporte para a transição capilar?

Por Redação STUDIO Tatuapé: Criadores de Alma – Publicado em 11 mar 2020
3 mulheres descontentes com seus cabelos em processo de retorno aos cachos naturais, expressando tristeza e desgosto. Faça a Transição capilar no melhor salão de beleza do Tatuapé. STUDIO Tatuapé.
Mulheres em processo de transição capilar, desanimadas com a aparência de seus cabelos e buscando o retorno aos cachos naturais.

A transição Capilar é o processo onde o usuário desiste da Escova Progressiva por conta própria, para voltar os cachos naturais dos cabelos. Existem diversos tipos de cachos, uns mais longos outros mais fechados.

Veja alguns tipos de cachos:

O objetivo deste artigo é explorar o assunto transição capilar, e deixar claro seus aspectos e conceitos. Isso, devido ainda ser um tema “mal-interpretado” por alguns usuários. Geralmente essas pessoas estão voltando os cabelos naturais, deixando os cachos crescerem, e querem largar de vez a progressiva.

O Surgimento das Escovas Progressivas.

As Escovas Progressivas surgiram por meados de 1998 chegando do Japão como: Escova Definitiva. Foi difundida por volta de 2000 tendo seu início no Rio de Janeiro por profissionais que introduziram o formol em quantidades consideravelmente elevadas. Este procedimento tinha como objetivo deixar os cabelos com aspectos mais lisos, retos e com brilho. O objetivo era exibir a “impressão de cabelos saudáveis”.
 
Antes e depois_cachos e lisos com progressivas

Celebridades & Influências

A aparição de celebridades nas telas da TV e Cinema com cabelos cacheados e naturais, foi o estopim que faltava para quem já estava carregando a “dor” de conviver com os cabelos quebradiços, sem vida e hiper-desidratado. Se não bastasse, o mundo todo adotou definitivamente a consciência ecológica e a sustentabilidade, que vai à contramão de quem recorre a produtos nocivos à natureza e a própria saúde.
 
Beyonce antes e depois da transição no pós progressiva

Existem outros tipos de alisamento além do formol?

Sim! Hoje temos ativos que não se encontram no grupo de risco. Dito isso, existem outros ácidos e composições profissionais formuladas por químicos sérios no mercado da beleza; produtos que ajuda no processo de transformação sem agredir a saúde do profissional e clientes.
 
Existem até progressivas do tipo “Orgânica” e muitos outros que permitem manter a flexibilidade a fibra podendo assim, introduzir nutrientes e realizar processos de reposição lipídica (Água) na pós-transformação. Esta flexibilidade é importante, ela nos permite ter controle sobre a situação. No entanto, muitos ainda insistem em manter o formol. Mas este é um assunto para um próximo artigo.
 
Júlia Roberts exibindo sua transformação antes depois com os cabelos lisos e cacheados

Transição Capilar — O que é exatamente?

O Studio Tatuapé é um salão especialista em cabelos e química capilar a mais de 15 anos. A empresa mantêm parcerias com Grandha e Avlon, pioneiras em cabelos cacheados, ondulados e lisos. Estas marcas, são como kerastase e L’Oréal. Entretanto, para os cabelos crespos, cacheados e grossos. São os carros chefes no suporte a tratamentos capilares, relaxamento capilar, defrisagens e correção de ondas. O convívio com a marca nos permite dialogar o assunto com propriedade e orgulho de manter este relacionamento duradouro.
 
Temos o depoimento da Maria Helena, responsável técnica e colorista a mais de 25 anos. Ela fez parte de times de grandes marcas atuando como técnica e educadora e representante das marcas. Ela vai ajudar a esclarecer o assunto que mais confunde o profissional e o cliente, quando se trata do tema transição capilar.
 
A transição capilar não é um serviço ou produto que o cliente compra para voltar os cachos. É exatamente o contrário; o cliente que fez ou ainda faz o uso da progressiva decide, e inicia a transição por conta própria, em casa.
 
Ex: Eu vou deixar meus cabelos naturais crescerem e parar com a progressiva.
 
É exatamente neste momento de decisão que a transição capilar começa. Todavia, apesar da simplicidade, existem fatores emocionais importantes a ser considerados, e podem levar algumas pessoas a quadros de tristeza, e até depressão e autoestima baixa. No entanto, cada caso é um caso!
 
Um dos principais motivos da “angustia” que algumas pessoas podem apresentar, esta no aspecto que os cabelos curtos podem apresentar para cada um. Ao cortar as pontas que sobram, e estão com a “progressiva”, os cabelos imediatamente agem inesperadamente. Com isso, os cabelos naturais que ficam perto da raiz encolhem como uma “molinha” e fica mais curto do que a pessoa esperava. Outrora, os fios do comprimento até as pontas, que estão retos, lisos e sem vida, acaba deixando a pessoa muitas vezes sem boas expectativas. É literalmente um momento para se superar”.
 
 

Desintoxicação Capilar — O que é e como faz?

   A desintoxicação capilar é um processo onde produtos específicos, combinados com técnicas profissionais, ajudam a remover ao máximo os resíduos químicos dos cabelos que foram aplicados ao longo do tempo.
Esse tema pode ser abordado de várias maneiras. Por exemplo, para pessoas que usaram muita química nos cabelos ao longo dos anos e agora desejam iniciar a transição capilar, a desintoxicação capilar pode ser uma ajuda valiosa.
 
Ela ajuda a “dar forma” aos fios lisos e sem vida, promovendo curvas suaves ou ondulações, e restaurando a maleabilidade dos cabelos que estavam endurecidos ou sem forma. Essas curvas recém-criadas ajudam a suavizar a diferença entre as duas texturas de cabelo – as raízes cacheadas e os comprimentos e pontas lisos e sem vida – proporcionando uma aparência mais harmoniosa e agradável durante todo o processo de transição capilar.

Cada Caso é um Caso!

É preciso ter ciência disso. Cada caso é um caso! Os cabelos são como as digitais dos dedos e córneas dos olhos, todos diferem, nenhum é igual ao outro, portanto nunca terão resultados iguais os visto em fotos ou ficar como o do amigo.
 
Todos os cabelos possuem uma estrutura diferente do outro, o que inclui textura, fibra, pigmentos, espessura, densidade, calorias e resistências. Portanto, é sabido que um processo realizado para um cabelo, tem certamente resultados diferentes de todos os outros. Este é um fato, que deve ser compreendido no pós-tratamento.
 
Ex: Alguns cabelos terão curvas mais longas enquanto outras, curvas mais fechadas; uns, cachos fechados e outros abertos. Contudo, os resultados dependem da estrutura e memória originais dos cachos. Entretanto, há também há a possibilidade de não surgirem cachos. Isso por que, dependendo do tempo, quantidade de vezes feitos alisamentos no passado, e a frequência, vai determinar o resultado já na avaliação.

Pós-tratamento.

“Nenhum cabelo cacheado artificialmente, acorda cacheado”. Isto é um fato! Este é um alerta que todos profissionais deveriam dar aos clientes. Os cabelos cacheados artificialmente precisam da ajuda de produtos específicos, água e técnica de fitagem para ativar e moldar os cachos.
 

Dicas para quem quer ter cabelos cacheados.

1.º Cabelos cacheados não devem ser movimentados com as mãos constantemente. Esta ação desmontam os grupos de fios de cabelos juntos (cachos), promovendo o frizz.
 
2.º Cabelos cacheados artificialmente devem ser ativados com água, produtos específicos e práticas de técnicas de fitagem e cacheamento (amassar) para manter o cacheado bonito.
 
3.º Para resultar no suporte a Transição Capilar, o cronograma sugerido pelo profissional deve ser respeitado conforme avaliação e diagnóstico.
 
4.º É preciso paciência para que os cabelos naturais cheguem ao comprimento desejado.
 
5.º Cortar os cabelos que ainda possuem o liso das escovas progressivas ou alisamentos químicos. Este é o principal objetivo na transição, até que não exista mais fios lisos.
 
6.º Estar definitivamente assumida, e responsável durante o processo da Transição Capilar é primordial para ser feito de forma agradável.
 
7.º Entender que o tratamento é “Paliativo” e que cada cabelo revela um resultado diferente dos postados em “blogs” e outras mídias.
 

Resumo:
Agora que você sabe tudo sobre o processo da Transição Capilar, que tal agendar sua avaliação com um especialista?

WhatsApp chat